Blockchain, contabilidade e auditoria: o que os contadores precisam saber?

 :
Entre as muitas tendências tecnológicas disruptivas que afetam a maneira como fazemos negócios, o blockchain é o menos conhecido dentro da área contábil. No entanto, dado o seu impacto potencial, o blockchain certamente não é uma tendência que os contadores podem dar ao luxo de ignorar por mais tempo.

Definido como um livro de dados aberto e distribuído, a tecnologia blockchain registra e verifica transações sem nenhuma autoridade centralizada. A própria tecnologia existe como um arquivo, que mantém uma lista cada vez maior de registros ordenados chamados de blocos. Cada bloco contém um timestamp e um link para um bloco anterior usando uma impressão digital . Os Blockchains são resistentes à modificação de dados e não podem ser alterados retroativamente.


Benefícios do blockchain para contabilidade e auditoria:Indícios de auditoria rastreáveis
Processos automatizados de auditoria
Autenticação das transações
Acompanhamento da propriedade de ativos
Desenvolvimento de contratos inteligentes
Registro e sistema de inventário para qualquer ativo, desde matérias-primas até propriedade intelectual

Embora muitos associem a cadeia de blocos com a moeda digital, como o Bitcoin, seu impacto potencial é muito maior. Dos registros médicos à gestão da identidade aos direitos territoriais e ao comércio global, o blockchain atua como um livro-razão indispensável, um ponto central da verdade. Ao invés das empresas, que mantêm e reconciliam os registros da mesma transação em seus bancos de dados separados, de gerenciamento privado ou contabilidade, ambos os lados da transação são registrados simultaneamente em um livro maior. Devido a essa capacidade, bem como a sua capacidade de registrar transações em tempo real, o blockchain está preparado para atualizar os métodos tradicionais de faturamento, documentação, contratos e processamento de pagamentos para empresas e indústrias tanto grandes como pequenas.

No futuro, praticamente todas as funções no mundo dos serviços financeiros serão deslocadas, desintermediadas e descentralizadas , disse Ron Quaranta, presidente da Wall Street Blockchain Alliance, durante uma mesa redonda executiva AICPA / CPA.com em fevereiro. A internet nos deu uma maneira poderosa de compartilhar e acessar informações. O blockchain agora nos dá uma maneira poderosa de compartilhar e acessar seus dados .

Impactando nas práticas de auditoria

Como a maioria das formas de tecnologia, blockchain em contabilidade e auditoria reduz consideravelmente o potencial de erros ao reconciliar informações complexas e diferenciadas de fontes múltiplas. Além disso, os registros contábeis não são alteráveis ??uma vez que estão sob o blockchain, mesmo pelos proprietários do sistema contábil. Como cada transação é registrada e verificada, a integridade dos registros financeiros é garantida. Embora impressionante, esta tecnologia tem o potencial de reduzir ou mesmo eliminar a necessidade de recursos de auditoria - potencialmente promovendo uma inovação na profissão contábil como um todo.

Nossa tecnologia finalmente alcançou nosso desejo de transação, sem a necessidade de confiar na outra parte, e sem a necessidade de um intermediário , disse Quaranta.


Com tanta agitação neste cenário, os contadores deveriam tomariam nota. No entanto, em uma pesquisa recente realizada conjuntamente pela Thomson Reuters e pelo Chartered Institute of Management Accountants (CIMA), apenas 4% dos entrevistados selecionaram o blockchain como o disruptor que terá um grande impacto em seus negócios dentro de 25 anos. Acreditamos que isso pode ser ainda mais perigoso para a profissão do que a aprendizagem automática, o que terá um impacto substancial na atividade, acreditamos também que o impacto começará a ser sentido nos próximos anos. Dadas as consequências, as empresas de contabilidade que dependem fortemente de sua prática de auditoria podem querer pensar em cultivar e diversificar serviços e clientes. Com o blockchain, haverá necessidade de auditorias no futuro? Tal como acontece com toda a tecnologia nova e potencialmente disruptiva, é importante compreender as oportunidades e as consequências, bem como a forma como a sua empresa avançará à medida que a adoção de tecnologias avançadas, como o blockchain, continuem a acelerar.

Aceitando a disrupção

Embora não possamos mudar o fato de que a tecnologia está prejudicando a profissão contábil e auditoria, podemos optar por aceitá-la e encontrar novas formas de valor agregado para atender nossos clientes. As empresas mais bem sucedidas estão se transformando, afastando-se das atividades tradicionais de conformidade e direções estratégicas orientadas para ajudar seus clientes a desenvolver um negócio melhor, melhorar sua situação financeira pessoal ou avaliar os riscos envolvidos com a mudança.

Assim, enquanto o blockchain em contabilidade e auditoria ainda não é sentida, nunca será muito cedo para pesquisar o panorama da tecnologia e ajustar a estratégia da sua empresa. Em um ambiente tecnológico tão acelerado, estar informado e aberto a mudanças é realmente a única maneira de continuar sendo bem sucedido.

O que você acha? Você vê a contabilidade do blockchain impactando seu negócio no futuro? Como você planeja ajustar sua estratégia?

Fonte: Thomson Reuters
Contato
Email:

contatocellim.com.br

Fone:

11.4121.3400

Endereço:

Rua Santos Dumont n.º 168, Conjunto 22
Centro - São Bernardo do Campo/SP

Ver no Waze


Novidades
  • Um novo desafio do SPED vem aí: substituir a DIRF
  • eSocial: Comitê Gestor aprova reformulação em calendário
  • Manutenção da Selic em 6,5% já era esperada pelo setor empresarial
  • TST pode analisar nesta quinta marco temporal para reforma trabalhista
  • Divulgada nota técnica que introduz alterações no leiaute da NF-e
  • Empresas não são obrigadas a liberar funcionários em dias de jogos da Seleção, mas podem flexibilizar horários
  • Nova surpresa do BC? Copom anuncia nova taxa de juros hoje
  • CFC solicita à Receita a reformulação do calendário do eSocial às empresas do Simples Nacional
  • Os cargos em alta e em baixa na área de finanças e contabilidade
Redes Sociais